Campanha “Hepatite Zero”

Postado em: 30 de Julho de 2019 por Rotary Club de Tatuí

O Rotary Club de Tatuí e o Rotary Club de Tatuí Cidade Ternura, em parceria com a Prefeitura/Secretaria de Saúde, realizaram na manhã de sábado, dia 27 de julho de 2019, na Praça da Matriz, a Campanha "Hepatite Zero" com testes rápidos para identificação de hepatites B e C.

A população teve a oportunidade de fazer o teste gratuitamente, além de receberem orientações e tirarem dúvidas sobre a doença e o tratamento.

A presidente do Rotary Tatuí, Clara Sobral, ressaltou a importância da campanha. “A Hepatite B não tem cura, apenas controle, já a Hepatite C tem cura, então quanto antes saber do resultado mais rápido e eficiente o tratamento”.

Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que 500 mil pessoas tem a doença e não sabem. O aumento de casos se deve principalmente à Hepatite C, doença que na maioria das vezes não apresentam sintomas, e tem difícil diagnóstico.

Em Tatuí no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), já são mais registrou 120 casos confirmados de hepatites virais.

O tratamento para hepatites virais (B e C) é gratuito e oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para todos os pacientes.

A campanha é mundial:

A “Hepatite Zero” é a maior campanha do mundo voltada para a doença, sendo realizada pelo Rotary simultaneamente em 50 países, de dois continentes – África e Américas. As testagens serão realizadas entre os de 20 de julho e 4 de agosto, nos 26 estados e também no Distrito Federal.